sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Pergunta¹

 Quais os desafios enfrentados pelos professores? Como superá-los?


algumas vivências
* Enquanto professora convivi com muitos desafios e talvez o maior deles foi encontrar parceria na relação escola-família. Penso que a instituição FAMÍLIA deveria estar mais ligada à escola para que os desafios maiores fossem vencidos com mais sucesso.
Escrito por: Estudante de Pedagogia (curso trancado) - Universidade Estadual de Feira de Santana/UEFS  
Ex-Professora de 3ª e 4ª séries

* minha experiência como professora foi mais que boa, porém os meus colegas de trabalho/profissão queriam competir comigo e isso era um dos grandes obstáculos, além da falta de parceria entre pais e escola, contudo isso só me motivou a ir em busca dos meus objetivos enquanto professora.
Escrito por: Estudante de Pedagogia  - Universidade Federal do Recôncavo  Bahiano/UFRB  
Ex-Professora de 2ª série e Alfabetização

* Quando comecei a lecionar fui desmotivado por alguns professores, mas vi em alguns alunos motivos pra ir em frente e hoje sonho com o desenvolvimento do ensino público.
Escrito por: Estudante de Licenciatura em Fisica - 4°semestre  - Universidade Estadual de Feira de Santana/UEFS  
Professor do Ensino Médio

percebi que por mais que a gestão da escola em que atuo fosse fechada, dentro da minha sala de aula EU ESTAVA NO COMANDO. A partir desse momento, a professora surgiu e deu lugar a funcionária que tinha medo de levar os meus alunos a tentar, a criar e a ir além.
Escrito por: Licenciada em Pedagogia com Habilitação em Séries Iniciais - Universidade Estadual de Feira de Santana/UEFS 
  Professora do 1° ano fundamental

6 comentários:

  1. Acredito que muitos são os desafios encontrados pelos professores, mas acredito também, que para conhecê-los e saber como superá-los, só estando na sala de aula, no dia-a-dia, em contato com o universo escolar e todas as suas especificidades.

    ResponderExcluir
  2. Na sociedade atual em que pais e mães trabalham e expõem a dificuldade em encontrar tempo para estar com seus filhos, o maior desafio para os professores é a ausência dos pais na educação da criança. Alguns pais transferem algumas responsabilidades para a escola quando deveriam formar uma parceria, visando o avanço do educando em todos os âmbitos.

    ResponderExcluir
  3. Com base em minha primeira experiência em sala de aula, acredito que os maiores desafios são:

    1. Resgate de valores: os alunos da atualidade perderam o respeito, o amor, a busca pela união, tanto entre eles e como também pelo professor. E com isso cabe ao professor tentar resgatar esses valores esquecidos para que a convivência durante o ano letivo seja prazerosa.

    2. Resgate dos pais: o apoio da família aos alunos está cada vez mais escasso. Tanto tratando-se de comportamento quanto de aprendizado os pais se mostram muito acomodados com relação aos filhos.A ausência dos pais na escola e na vida diária dos alunos tem prejudicado muito a concretização de uma parceria família-escola.

    3. Busca por motivação: é complicado um professor se sentir motivado tendo que enfrentar descaso do governo quanto as necessidades da escola (falta de merenda, estrutura debilitada,falta de professor); tendo que engolir essa "moda" da aprovação automática na maioria das séries; não tendo apoio para realizar certas atividades importantes como aula de campo por exemplo, se virando para se manter com um salário insuficiente e para pagar as contas toda vez que o salário atrasa.
    Contudo isso o professor acaba tendo que se prender ao seu amor e compromisso com a educação para superar. Fazendo o que está a seu alcance sem esperar que alguém se comova e ajude ainda que seja obrigação desse alguém. É o que chamamos de fazer a nossa parte.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que os desafios são muitos; a começar pela dificuldade em vencermos nossas próprias inseguranças, diante do quão trabalhoso é o ofício de contribuir na ampliação de orizontes e conhecimentos de outros. Mas,desafiador mesmo é por em prática o nosso trabalho num ambiente onde a maioria está desistimulada e não aberta ao novo. Se não houver fote inclinação e motivação acabamos sucumbindo pelo desânimo dos outros.

    ResponderExcluir
  5. Precisamos compreender mais as pessoas e tentar conhecer o " mundo" em que cada um vive e a partir disso decidir se queremos tentar contribui para formação delas ou não.

    ResponderExcluir
  6. A participação da família no aprendizdo do aluno é fundamental, uma criança que recebe acompanahento nas atividades escolares demonstra um desempenho maior que aquelas que não recebem esse apoio. Acredito ser esse um dos maiores desafios que nós professores temos, fortalecer a parceria escola e familia no desenvolvimento do ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir